quinta-feira, 20 de março de 2008

Sinopse do Carnaval 2008

Pra manter o barracão sempre atualizado, nossa equipe de produção não deixou a peteca cair e traz para vocês mais uma novidade.
Dessa vez a novidade é a sinopse do carnaval de 2008. De autoria de Vitor Saraiva, o enredo que a Império do Progresso orgulhosamente para a Passarela João Jorge Trinta em 2008 é:


IMPÉRIO DO PROGRESSO

Beagle em Águas Brasileiras
Autor do Enredo: Vítor Saraiva

O sopro do oceano agita as velas do navio, empurrando-o rumo ao seu destino. Na proa, um jovem contempla a imensidão azul que se estende a sua volta. Todo um mundo a ser explorado, universo de mistérios a serem desvendados.

Estamos no início do século XIX. A Inglaterra, naquele período, era a única nação com poderio naval para explorar os mares. E havia rotas comerciais que muito a interessavam, como os mercados de países latinos, a pouco tornados independentes de suas colônias. Mas faltavam aos britânicos documentos técnicos, mapas e cartas náuticas que permitissem a navegação. A fim de resolver este problema, foi organizada uma grande expedição. A bordo de uma sofisticada embarcação, renomados estudiosos visitariam diversos continentes, mapeando as suas costas. Qual não foi a alegria de Charles Darwin quando recebeu o convite para embarcar na empreitada. Logo ele, um jovem naturalista de apenas 22 anos, apaixonado pelas ciências naturais, e cujo maior desejo era, justamente, desbravar o mundo.

Eis, portanto, que no dia 27 de dezembro de 1831, o HMS Beagle partiu da Inglaterra. Levava entre seus tripulantes um Darwin radiante. Era a realização do sonho de toda a sua vida.

De início, o Beagle passou pelas ilhas Canárias e por Cabo Verde. Agora Darwin, debruçado na frente do navio, com o vento a sacudir-lhe os cabelos, olhava com atenção para a linha do horizonte, onde se erguiam montes verdes e belos. A expedição chegava ao Brasil.

Que radiante visão da natureza brasileira! A elegância da mata, a beleza das flores, o verde brilhante e úmido das folhagens. O ruído dos insetos e o silêncio misterioso da floresta, sinfonia que inebriava os olhos e a alma do naturalista inglês.

O Beagle contornou o litoral brasileiro, ancorando na Bahia, em Pernambuco e no Rio de Janeiro. Em terra, Darwin estudou as diversas espécies de plantas, coletou insetos para sua coleção, fez apontamentos e observações sobre a fauna e a flora do país.

Porém, a visão paradisíaca da floresta tropical não foi a única imagem a chamar atenção do estudioso. O quadro real da escravidão, dos negros vendidos e negociados como mercadorias, causou-lhe profundo horror. A maneira como o branco violentava-os chocava Darwin, que não concordava com a idéia da raça justificar o maltrato e a violência entre os homens.

Para Darwin, se o brasileiro empenhasse seu esforço no zelo e na preservação da extraordinária natureza que lhe fora concedida, que genial país não haveria de nascer? Mas frente às injustiças e maldades dos ricos senhores de posse, como esperar que algo de bom acontecesse? Somente o negro, quando liberto do fardo da escravidão, Darwin acreditava, seria capaz de tomar as rédeas deste paraíso de belezas naturais, fazendo despertar o gigante Brasil.

Darwin e a expedição permaneceram por quatro meses em águas brasileiras. Findo este período, o Beagle levantou suas âncoras e ganhou novamente o oceano, prosseguindo viagem, um cortejo de golfinhos em seu encalço, numa despedida triunfal. Darwin, ao longo de sua volta ao mundo, veria outros tantos lugares extraordinários. Mas nenhum conseguiria apagar as belezas que o Brasil gravara nas retinas do naturalista.

Partindo das descobertas que fizera em sua aventura, Darwin elabora sua famosa teoria evolucionista. Derrubando o criacionismo católico, para o qual os seres surgiam do sopro divino do criador, Darwin explica e comprova que as espécies, na verdade, foram adaptando-se as suas necessidades ao longo do tempo, e somente as que o fizeram da maneira correta conseguiram sobreviver. Com essa idéia, que representa um enorme abalo no conhecimento das ciências naturais, Charles Darwin grava para sempre seu nome na história.

Somente aquele que consegue buscar soluções no meio em que vive, adaptando-se, consegue mudar o seu destino e vislumbrar um futuro melhor. Isto é evoluir. Sem a capacidade de nos refazer, de trocar o que está errado, estamos fadados ao desaparecimento. É desta maneira que se constrói uma grande nação. Eis, pois, a mensagem de Darwin ao Brasil.

As-salaam alaykum, caros amigos!...

E não poderia ser diferente, inaugurando a nossa sessão "Recordar é Viver" do projeto "Fábrica de Sonhos e Carnaval" da Império do Progresso, trazemos de volta um pouco da emoção do primeiro carnaval da nossa escola.
O enredo escolhido para a estréia da Progresso no primeiro ano do Grupo de Acesso da LIESV foi "O Mais Árabe dos Brasileiros" que homenageava o professor, escritor e jornalista Julio César de Melo e Souza que era mais conhecido como Malba Tahan. A escola foi a 3ª a entrar na avenida no segundo dia(sábado) do Grupo de Acesso 2005, Vitor Saraiva seria o carnavalesco responsável pela elaboração da sinopse,fantasias e alegorias daquele ano e Marcinho do Umarizal o intérprete que cantaria o samba de autoria de Arthur Macedo, Imperial e Rafael Stella escolhido em eliminatória que reuniu 10 sambas no primeiro ano, ao fim da apuração uma semana depois do desfile a Império do Progresso se sagrou vice-campeã por apenas 0,5 ponto de diferença pra campeã Dragões do Império e agora você confere a letra do samba e desenhos do abaixo:

IMPÉRIO DO PROGRESSO
O Mais Árabe dos Brasileiros
Arthur Macedo, Imperial e Rafael Stella

O vento espalha areia pelo ar
A caravana vai desfilar
Do Oriente pro Ocidente
Numa história viajar
Mais de mil noites em Bagdá:
Brilhou, sob os céus do Brasil
E “Rio”, o menino sonhador
“Que luz” tem esse dom de criar, imaginar
Dizer o que a palavra não diz
A “fórmula” pra ser feliz

E se ensinar... Somar essa paixão
Subtrair... A dor do coração
Sem dividir... "Ator e professor"
Multiplicar o amor

Um corpo em "expressão"
A cada dia uma nova lição
“Áreas” unidas num sentimento
Arábia traz conhecimento
E leva pelo tempo sua criação
“A Noite” corre a inspiração
Na sombra da verdade
Muito sucesso e felicidade
“A Arte de Ler e Contar Histórias”
“O Homem que Calculava” teve glórias
No peito as raças em comunhão
Dois mundos se unem na partida
O Sol abraça a nova vida
Que foi morar na imensidão

Eu vou "contar" pra te fazer feliz
Pra te acordar, oh meu país!
Vem se orgulhar em verde e amarelo
Desse teu filho, um regente do Império


quarta-feira, 19 de março de 2008

Por Águas Brasileiras


...e estrangeiras também, a Império do Progresso quer navegar rumo ao tão sonhado título e nessa viagem convidamos Charles Darwin para apresentar as maravilhas do Brasil, trazer ao povo a mensagem de como evoluir e despertar esse gigante.
E o samba que vai embalar os componentes da escola esse ano já foi definido, Rodrigo Raposa é o autor da obra que promete sacudir as estruturas da Passarela Virtual João Jorge Trinta, a "Trintinha" como é mais conhecida, e você confere a letra abaixo:

IMPÉRIO DO PROGRESSO
Beagle em Águas Brasileiras
Rodrigo Raposa


Velas ao vento
Rumo à imensidão do mundo
Tudo que o azul contempla
À fome alimenta
De conhecimento a ambição
A ver o que vem do além-mar
Sonhos de terras encontrar
Na contra-dança dos ventos
Fez daqui o seu alento
Na chegada ao Brasil
Da elegância do ser
Até a riqueza do chão
Lugar que faz pulsar o coração (Mas...)


A sutileza da flor não escondeu
A dor do negro cativo
Porquê, se a raça é uma só?
Porquê, se somos iguais,
Escravizados tantos ideais?


Tanta beleza que ficou no coração
Ao desbravar a imensidão
Nunca haverá de se esquecer
Ser maior que o sopro do Criador
Evoluir pra suplantar a dor
Das desventuras renascer
Para um novo amanhecer viver
É a mensagem de fé pro povo evoluir
Ser feliz no seu lugar
Ficar de novo de pé depois que um dia cair
E sempre amar


Essa terra é meu tesouro
Coração, és meu país
Progresso canta a paz
Pra evoluir, afinal
Igualdade é nosso ideal

terça-feira, 18 de março de 2008

Samba e Fé Marcam a Inauguração do Barracão e Projeto da Império do Progresso

A comunidade de Paraíba do Sul marcou presença hoje às 10 horas da manhã para a inauguração do Barracão 04 da Cidade Virtual do Samba. Regada de muito samba, cerveja e inscrições para as alas da comunidade que serão 10 a mais que 2007, a Império do Progresso festejou a aquisição do seu novo espaço pra fabricação de carnaval com muita alegria e era visivel na comunidade a satisfação pelo novo ambiente de trabalho.
O presidente da Império do Progresso era só felicidade durante toda a comemoração da inauguração e disse umas palavras rápidas a sua comunidade enquanto a faixa vermelha era cortada:

" - Hoje a Progresso festeja a sua nova "Fábrica de Sonhos e Carnaval" um espaço amplo e super organizado onde os privilegiados serão vocês da comunidade que fizeram e ainda fazem com que a nossa escola seja considerada uma das m
elhores do carnaval virtual, vamos com garra minha comunidade"

O "povo do santo" também marcou presença, antes do começo das festividades o presidente Diego Araújo não esqueceu de agradecer aos Orixás por mais essa vitória do carnaval virtual, os atabaques soaram e uma chave ilustrativa foi colocada em um pequeno altar junto a São Gerônimo, padroeiro da escola, para que ele possa guardar o barracão e dar muita força aos trabalhadores e torcedores da nação imperiana na preparação do carnaval 2008. Pedidos de paz, saúde, segurança e vitória foram colocados no altar pelos membros da comunidade, imprensa e convidados que compareceram na grande festa que marcou também o ínico do projeto "Fábrica de Sonhos e Carnaval" que vai trazer para todos aqueles que acompanham o Carnaval Virtual e em especial a Império do Progresso um pouco das atividades da agremiação e da LIESV durante a preparação e o desfile em Julho de 2008.